sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Exposição Reciclagem de Papel - Galeria de Arte da Secretaria Municipal da Educação


  Desde o dia 07 de novembro estamos expondo na  Galeria de Arte da Secretaria Municipal da Educação. Os objetos expostos foram realizados nas Oficinas de Papel Reciclado do 9º ano. O projeto Reciclagem de Papel, beneficia as turmas do 9º ano. As oficinas acontecem nas quartas, quintas e sextas-feiras em turno contrário. 


Gatos, corujas, cachorros, cavalos, violoncelo, dinossauro...
Esse ano a criatividade foi grande!




Dragões, cavalos e elefantes e tubarão, novos desafios







Esse trabalho está inserido dentro do projeto Macro Gentileza Sustentável, e com o Projeto Escolas  da Fundação Marcopolo. Iniciamos em 2012, com a confecção de ecobags, sacolas de pano retornáveis sob coordenação da professora Ely Cássia. Os estudantes receberam formação para criação  de logotipo, moldes de bolsas e corte no tecido e serigrafia. 
 
Em 2013 foi montada a Oficina de Papel Reciclado, sob coordenação da professora Gislaine Stukizinki. O papel reciclado produzido nas oficinas é confeccionado a partir do lixo de papel da sala de aula. O ano de 2013 foi inciado com a entrega das ecobags para recolhimento do lixo de papel em cada sala de aula, conscientizando cada turma da importancia dessa coleta que seria transformada em papel reciclado na Oficina de Reciclagem.  

As oficinas em turno contrário fizeram muito sucesso e os que participam das mesmas, tem a festa de conclusão do ensino fundamental gratuita, na sede da Fundação Marcopolo, com a acompanhamento dos familiares. 

A partir de 2014 até esse ano de 2016, o projeto estendeu-se para a criação de objetos com papel, além do papel reciclado,  sob coordenação da  professora Vera Medeiros. Nas oficinas é ensinado a antiga técnica de papietagem usada para a elaboração de máscaras teatrais, na criação de diversos objetos. 

 Em 2015 o espaço físico da oficina foi reformado com colocação de piso, forro e pintura através da parceria com a Fundação Marcopolo. Em 2015 também recebemos de doação uma máquina de fazer papel reciclado, que oportunizou a qualificação da produção de nossa oficina.
Dentro desse projeto, as turmas de 9º ano tem várias palestras de formação, como Marketing, Recursos Humanos e Designer de Produtos no turno de aula. 
 
A cada ano os resultados são sempre muito positivos, observados na participação dos alunos nas oficinas, na consciencia ecológica e principalmente na criatividade.


Confira no Blog da Reciclagem:
http://reciclagemarianinha.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RELEITURA 1º B

Releitura do livro "Menina Bonita do Laço de Fita" (Ana Maria Machado) feita pelos estudantes da turma 1º B.