quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Animais silvestres em perigo!

Dia 22 de fevereiro comemora-se o dia da criação do IBAMA, entidade que visa preservar a  fauna e a flora de nosso país, e é quem concede licenças ambientais para empreendimentos. Penso que o IBAMA é um órgão importantíssimo para as futuras gerações que habitarão esse planeta, em parceria com a escola através da educação ambiental; pela lógica deveríamos ter também essa confiança com os órgãos municipais !

Iniciamos as aulas com o som de serra elétrica no mato ao lado de nossa escola. Um projeto está em andamento, com licença e tudo mais.

Esse mato tem trilhas,  fontes de água,  usada por muitos moradores e  pela escola em  caminhadas, observação da natureza e projetos ambientais.  Com certeza esse novo empreendimento trará muitos benefícios a comunidade, como a  abertura de ruas, loteamentos, área de lazer  e área de preservação.




Infelizmente os animais silvestres estão se sentindo acuados, assustados com a serra elétrica que tomba suas árvores-moradias-amigas  e estão invadindo a escola,  Nesta semana já tivemos duas aproximação de bugios e de pássaros em sala de aula. O primeiro bugio que vimos, estava sozinho saltava pelo muro da escola, apavorado, foi flagrado pela vice-diretora Lorena nas fotos abaixo:






Crédito Fotos Lorena Bachi Steffli

Ontem, dia 22 foi a vez de outro bugio, ouvíamos o som da serra elétrica ao fundo e o bugio, acuado, aproximou-se das árvores próximas da escola, não se incomodando com a curiosidade  das crianças. As fotos foram flagradas pela diretora Mariluci.

 O bugiu se alojou nas árvores do interior do pátio da escola








A biodiversidade do mato próximo e dessa região é muito grande, encontramos pássaros de uma infinidade de espécies que são encontradas somente em mata nativa, longe de centros urbanos, como os arapaçus, surucuá de peito vermelho, saíras, cabecinha-castanha, tico-tico-rei, tico-tico-da-taquara e sanhaços! Muitos animais silvestres também.  Eles estão em alertas, não sabem o que está acontecendo com a casa deles!

Também estamos surpresos, os estudantes, professores, enfim toda a comunidade escolar estão questionando. Mas o banner veio logo das as respostas. Ensinamos o perigo do desmatamento e eles estão presenciando isto ao lado da escola!




Essa saíra entrou numa sala de aula e ficou no ventilador




Muitos alunos que moram no entorno,  nos loteamentos novos,  contam de avistamento de bugius e até da sua aproximação nas casas.
O bugio esta ameaçado de extinção, em Caxias do Sul a situação deve ser mais crítica ainda, depois de tanto desmatamento, visíveis nas redondezas de Ana Rech, mas também em toda a região periférica, pois muitas áreas de mata já são zona urbana o que tem provocado a venda para as urbanizadoras lotearem, evitando assim o pagamento do IPTU. Quando teremos IPTU verde?

O bugio ruivo é um animal silvestre ameaçado de extinção, e é crime ambiental perseguir, apreender ou maltratar, conforme a Lei Federal de Crimes contra o Meio Ambiente número 9.605/98.
Em muitas locais, por falta de informações dos moradores eles são caçados, ameaçados e agredidos. Muitas vezes devido a falsas crenças  de que são transmissores da febre amarela, eles  são sacrificados. Porém eles não são transmissores, mas  são indicadores dos locais onde tem o mosquito, pois que não resistem a febre e morrem em seguida.

Em muitas localidades está havendo  programas de conscientização ambiental para conservação dos bugios, pois é de grande importância a proteção da biodiversidade local!

Na nossa cidade o meio ambiente ainda está muito atrelado ao capital, esperamos que programas de conservação de animais silvestres sejam mais difundidos para a preservação do habitat de nossa fauna. 

A criação de reservas, unidades de conservação e reservas particulares (RPPNs) são de suma importância para a preservação do nosso planeta, pois não somos os únicos habitantes que merecem direito a vida e moradia!


Para saber mais:

No sul do Brasil temos ONGS, como o Instituto Rã-Bugiu (Jaraguá do Sul - SC) que está lutando para defender a biodiversidade do que sobrou da Mata Atlântica, através de projetos de educação ambiental nas escolas da região.
http://www.ra-bugio.org.br/

Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção - Fundação Zoobotânica do RS:
http://www.fzb.rs.gov.br/upload/1396360907_fauna_ameacada.pdf

Artigo 225 da Constituição de 1988

Esse artigo assegura o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, como obrigação do Poder Público e nossa obrigação e dever de defendê-lo.

Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações.
§ 3º O ato de outorga ou renovação somente produzirá efeitos legais após deliberação do Congresso Nacional, na forma dos parágrafos anteriores.
§ 1º Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Público:
§ 4º O cancelamento da concessão ou permissão, antes de vencido o prazo, depende de decisão judicial.
§ 5º O prazo da concessão ou permissão será de dez anos para as emissoras de rádio e de quinze para as de televisão.
- preservar e restaurar os processos ecológicos essenciais e prover o manejo ecológico das espécies e ecossistemas; (Regulamento)
II - preservar a diversidade e a integridade do patrimônio genético do País e fiscalizar as entidades dedicadas à pesquisa e manipulação de material genético; (Regulamento) (Regulamento) (Regulamento) (Regulamento)
Art. 224. Para os efeitos do disposto neste capítulo, o Congresso Nacional instituirá, como seu órgão auxiliar, o Conselho de Comunicação Social, na forma da lei.
IV - exigir, na forma da lei, para instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente, estudo prévio de impacto ambiental, a que se dará publicidade; (Regulamento)
com base nesta lei também foi estabelecida a Política Nacional do Meio Ambiente,

https://www.jusbrasil.com.br/topicos/10645661/artigo-225-da-constituicao-federal-de-1988

Profª Vera Medeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RELEITURA 1º B

Releitura do livro "Menina Bonita do Laço de Fita" (Ana Maria Machado) feita pelos estudantes da turma 1º B.