terça-feira, 22 de agosto de 2017

Circulo da Paz

Círculo da Paz

Os Círculos da Paz tem como objetivo fortalecer vínculos, estruturar princípios de convivência,  favorecendo o diálogo, facilitando a compreensão das causas de conflitos, busca de soluções e respeito entre os participantes.

No círculo a  fala e a escuta fazem parte do processo dentro do respeito com o outro. Já há alguns anos trabalhamos com essa experiência na escola, não apenas com turmas problemáticas, mas também Círculos de Aprendizagem, de Leitura, de Interação etc..

Alceu Valim é um dos voluntários dos Círculos de construção de Paz. Na sexta-feira, dia 18 de agosto tivemos essa experiencia com os professores do turno da manhã, monitorados pelo voluntário  dos Círculos de construção de Paz Alceu Valim que atuou como facilitador. O principal objetivo foi reforçar a interação entre o grupo, pois este ano temos vários professores novos.

Objeto da palavra nas mãos do falante, os outros são os ouvintes


Objetos ao centro do círculo, escolhemos um objeto significativo, que simboliza o objeto da fala, enquanto esse objeto estiver com o falante este não pode ser interrompido.

O Circulo é inspirado nos povos indígenas da Austrália e Nova Zelândia, onde resolviam seus problemas num círculo de diálogo entre o clã, discutindo e tomando decisões coletivas. 


Em Caxias do Sul há o Núcleo de Justiça Restaurativa do Programa Caxias da Paz, que desde  2013 promove Círculos de Construção de Paz, que atuam em diversas instituições da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RELEITURA 1º B

Releitura do livro "Menina Bonita do Laço de Fita" (Ana Maria Machado) feita pelos estudantes da turma 1º B.